segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Tardes Preguiçosas

por: Ricardo Oliveira


Era uma Tarde Preguiçosa, daquelas que parecem ordinárias, e por isso ela era tão boa. Tardes Preguiçosas são aqueles dias raros onde tudo parece estar em paz. E antes de me aprofundar um pouco mais neste momento de que eu tanto gosto, devo alertar sobre alguns pequenos detalhes. O primeiro é que uma Tarde Preguiçosa acontece a qualquer hora, existem aquelas tardes noturnas, as matinais e até mesmo aquelas que só começam às três da madrugada – mas esta quase sempre vem junto com a famosa “fossa de amor perdido” – mas não importa quando ela aconteça, pois, ela sempre será uma Tarde Preguiçosa. E segundo, mas não menos importante, uma tarde preguiçosa é totalmente diferente de uma tarde tediosa ou chata.
Tardes Preguiçosas são aqueles pequenos presentes do universo dado ao acaso. E por ser um presente do universo, ou de Deus ou de Buda, ou seja lá de quem você quiser atribuir tal presente, uma Tarde Preguiçosa é algo difícil de entender o porquê dela ser o que é. É como tentar compreender porque aquele sentimento que você nutriu por aquela garota era amor e não amizade, ou ainda mais simples, é tentar entender porque aquela música é tão bela se a letra é tão triste. Você só da conta que uma Tarde Preguiçosa acontece, quando ela já aconteceu.
Podemos passar  a tarde inteira – ou manhã, ou noite, ou até mesmo madrugada – deitados tirando pequenos cochilos daqueles em que dormimos por alguns minutos e acordamos sem motivo algum, apenas para voltarmos a dormir por alguns minutos mais e inevitavelmente acabar acordando de novo. E mesmo após todo esse sono quebrado, acordamos felizes e com um sorriso no rosto. Podemos dormir no pior dos sofás, e na posição menos indicada pelos ortopedistas, e acordar revigorados.
O ambiente também conspira para transformar daquele simples momento sem graça e sabor numa Tarde Preguiçosa. Não há um único barulho que te incomode numa Tarde Preguiçosa. Até mesmo os pássaros parecem cantar uma melodia especial para nós. E os grilos – se esta for uma Tarde Preguiçosa noturna ou de madrugada – fazem seus cris cris em perfeita harmonia com o nosso humor.  E aquela musica que você colocou despretensiosamente para tocar, parece ter sido criada e gravada especialmente para aquele momento, em seu encarte diz em letras minúsculas, “tocar apenas em Tardes Preguiçosas”.
Temos tardes de amor, tardes de festa, tardes de raiva, tardes de cansaço, e várias outras tardes; mas dentre todas elas a Tarde Preguiçosa é a minha favorita. Mas não tente criar uma, pois seria impossível, e nem tente analisar uma tarde ordinária na esperança dela ser uma tarde preguiçosa. Pois Tardes Preguiçosas são como amores passados, quando você for se virar para olhar, ele já não estará mais lá. Por isso aproveita tudo que você puder aproveitar, vai que você está lendo isso numa Tarde Preguiçosa e não sabe.

Um comentário: